Publicado em 30/01/20

Aplicativos para planejamento financeiro para você usar em 2020

O controle das finanças é uma tarefa difícil para a grande maioria dos brasileiros. Para ajudar nesta jornada, listamos os melhores aplicativos para planejamento financeiro. Onde você irá monitorar todos os seus gastos em tempo real.

Esses apps serão essenciais para deixar o seu orçamento no azul e evitar que você faça dívidas.

Claro que você pode fazer uma planilha de forma manual no Excel ou em qualquer outro local. Porém, será mais difícil de manter e se lembrar de atualizá-la se tiver todos os seus gatos na palma da mão!

Por isso, você pode contar com a tecnologia e escolher entre os aplicativos para planejamento financeiro que mais se encaixar no seu perfil.

Vamos lá?

Porque usar aplicativos para planejamento financeiro

O planejamento é muito importante para conquistar objetivos a curto, médio e longo prazo. Imagine conseguir economizar uma quantia mensal para realizar sua viagem dos sonhos? 

O planejamento é o grande segredo para quem deseja conquistar uma vida financeira saudável e realizar seus planos e sonhos.

Assim, você irá se programar para fazer grandes investimentos, como a compra de um carro ou do seu imóvel próprio, sem passar aperto para pagar as parcelas.

Dentro dos aplicativos, você irá controla todas as suas receitas e despesas, conseguindo prever com mais agilidade e certeza quais são os recursos que você tem disponível para aplicar em investimentos ou na aquisição de algum bem.

As principais vantagens de ter um planejamento financeiro e usar um aplicativo para isso, são:

  • Organização: você tem um controle sobre tudo o que entra e tudo o que sai. Além de uma previsão de novas receitas (entradas) e despesas;

  • Metas financeiras: Será fácil entender o que será necessário e como chegar até as suas metas financeiras. Por exemplo: cortando taxas desnecessárias da fatura do cartão, é possível economizar uma quantia expressiva todo ano;

  • Estratégia: Agora que você já tem sua meta, é hora de traçar o melhor caminho para atingi-lo, dentro da sua realidade. Ter uma estratégia significa tomar decisões certeiras e com segurança do que está fazendo;

  • Acompanhamento: Os aplicativos para planejamento financeiro permitem que você tenha acesso em tempo real das suas contas. Além de previsões de gastos e objetivos financeiros;

  • Realização: Um app para planejamento financeiro pessoal ajuda você a cuidar melhor do seu dinheiro. Conquistando o que você deseja e sem precisar ficar o tempo todo pensando em dívidas ou problemas financeiros.

Não fazer um planejamento financeiro pode ser muito ruim, porque você perde o controle sobre o seu próprio dinheiro.

Sem esse acompanhamento você passa a depender da análise de outras pessoas para entender como conquistará aquilo que quer. Pode acabar pagando despesas desnecessárias como juros maiores e ainda corre o risco de se ver endividado.

5 dicas de ouro para ter mais planejamento

Um plano financeiro precisa de acompanhamento constante.

Mesmo que existam ferramentas fantásticas — como os aplicativos para planejamento financeiro que apresentaremos a seguir — existe uma parte do processo que precisa só de você.

Dê uma olhada nas dicas que separamos:

  • Ritmo: Tome nota de toda a sua renda e todos os gastos. Se não for possível lançar os valores em tempo real, separe um momento do dia para fazer isso;

  • Previsão: Fique de olho nas dívidas que você tem e como fazer para minimizá-las. Assim, será possível evitar situações como a famosa bola de neve, onde as contas em aberto só vão aumentando;

  • Objetivo: Você já ouviu aquela expressão que diz que quem poupa sempre tem? É muito importante que você destine uma parte da sua receita para investimentos. Dessa forma, você faz com que o dinheiro trabalhe para você;

  • Pensamento grande: Sabe quando você tem um grande sonho? Para alcançá-lo é preciso se preparar. Tenha uma visão que vá além dos gastos diários e leve em consideração as realizações a longo prazo;

  • Ferramentas de suporte: Um app de planejamento financeiro pessoal é a solução para agilizar as ações necessárias, contar com seus registros na palma da mão e ainda por cima receber dicas e previsões certeiras sobre as suas finanças.

17 Bons aplicativos de planejamento financeiro

Agora que você já sabe o quanto os aplicativos para planejamento financeiro serão importantes para a sua vida financeira, certo? Então confira nossa lista para escolher o que mais se encaixar no seu perfil:

1. GuiaBolso

Um dos aplicativos para planejamento financeiro mais famosos é o GuiaBolso. Disponível para iOS, Android e versão web. O aplicativo se integra com uma conta bancária que você registrar, monitorando suas movimentações, além do saldo.

É possível cadastrar quantas contas quiser. No GuiaBolso, você pode separar suas despesas por categorias, como contas, empréstimos, entretenimento e supermercado.

O aplicativo é gratuito, bem completo, com layout fácil e intuitivo, que disponibiliza uma área para você montar seu planejamento financeiro e ver se sua vida financeira está de acordo com o projetado.

2. Organizze

Muito popular também, o Organizze é um aplicativo com versão gratuita e paga (em torno de 8 reais por mês).

Disponível nas versões iOS e Android, o aplicativo também tem a função de integrar com suas contas bancárias, registrando e informando as movimentações em tempo real.

O Organizze tem um tutorial bem completo para entender como usá-lo e conta com a vantagem de ser muito simples. Mesmo assim ele é bem completo e tem diversas funcionalidades como:

  • Gráficos para indicar de onde vem e para onde vai o dinheiro;

  • Alertas para pagamento de contas em dia;

  • Ferramentas de planejamento financeiro, com metas;

  • Agenda e conversor de moedas para facilitar as previsões.

3. Minhas Economias

Minhas Economias também está disponível para a web, Android e iOS. É totalmente gratuito e ajuda de um jeito simples e intuitivo a gerenciar as suas finanças.

Nele, você pode integrar todas as suas contas, consultando o saldo em um só lugar, cadastrar transações repetitivas e colocar alerta para o pagamento de contas. Apesar disso, a maioria das funcionalidades está disponível apenas para a versão desktop.

4. Mobills

O Mobills é um app que conta com versão gratuita e paga. Ele é um aplicativo completo para ajudar a manter as contas em dia e ainda alcançar seus objetivos com planejamento financeiro.

Disponível para iOS e Android, ele apresenta um balanço mensal e ainda separa os gastos por categoria. Um dos aplicativos para planejamento financeiro mais recomendados para iniciantes.

5. Gastos Diários 3

A terceira versão do aplicativo, o Gastos Diários 3 ajuda a fazer a contabilidade pessoal de maneira organizada, simples e com a opção de conferir o balanço por períodos.

Disponível apenas para Android, o aplicativo é gratuito, mas tem uma versão PRO que é paga e conta com mais funcionalidades.

6. Toshl Finance

Seja no desktop, iOS ou Android, você consegue usar o Toshl Finance. O principal diferencial deste app para planejamento financeiro, é o fato de ser divertido, com o uso de um monstrinho para ajudar no gerenciamento das contas.

Você insere seus ganhos e despesas. E ainda pode usar marcadores, lembretes, dentre outros recursos para ajudar no controle de gastos. Com uma versão inicial gratuita, o app tem mais funcionalidades no formato pago.

7. Renda Fixa

Se existe um jeito de fazer o dinheiro trabalhar para você, é com os investimentos de renda fixa. O aplicativo Renda Fixa compara quais aplicações financeiras são mais rentáveis.

Disponível para Android e iOS, o Renda Fixa é gratuito, conseguindo seus ganhos com publicidades relevantes para o público dentro do aplicativo.

8. Money Wise

Disponível apenas para Android, o Money Wise é um app estrangeiro gratuito com versão em português. Crie metas, controle seus gastos e monte um planejamento financeiro pessoal completo.

Com essa ferramenta é possível acompanhar o fluxo do seu dinheiro por meio de gráficos de fácil compreensão.

9. Grana

O app Grana também está disponível apenas para Android. Ele é gratuito e tem diversas funcionalidades.

Com ele você não só acompanha suas receitas e despesas, como também sugere melhores taxas para investimentos e empréstimos. A versão gratuita tem a desvantagem de contar com publicidade e, caso você não queira, é preciso optar por uma versão paga.

10. Expense IQ

Para quem deseja um aplicativo com funções mais avançadas, a escolha provavelmente será o Expense IQ. O app, disponível apenas para Android, é gratuito, com a possibilidade de compras dentro dele.

Ele possui um planejador de gastos, lembrete do vencimento de contas e sincronização das informações por meio da nuvem (Cloud Sync).

11. Gestor de despesas

Grátis, disponível para Android e iOS, o Gestor de despesas é um aplicativo muito fácil de usar e entender as informações nele apresentadas por meio de gráficos. Com ele você conta com diversas funções como calendário, calculadora e lembretes.

12. Monefy

Disponível apenas para Android, o aplicativo Monefy tem uma versão gratuita e outra paga. Com uma interface agradável, é possível gerenciar as despesas por categoria e visualizar o controle financeiro por meio de gráficos.

Além disso, uma grande vantagem do app é a possibilidade de editar os gráficos, inserindo novas receitas ou despesas.

13. Wisecash

Um jeito simples de organizar sua vida financeira e entender para onde está indo o seu salário é o app Wisecash.

Apenas com a versão para Android, o aplicativo é simples e indicado para quem deseja começar a fazer o seu controle financeiro. Se este não for o seu caso, ele não é recomendado, pois não possui funções mais avançadas.

14. CoinKeeper

Disponível apenas para iOS, o CoinKeeper é um aplicativo bastante visual que ajuda você a manter sua vida financeira em dia, na palma da sua mão e no azul. Intuitivo, com muitas facilidades como o uso de ícones e gestos, o app é totalmente em português.

A maior desvantagem deste aplicativo é o fato de ele não ter versão gratuita (apenas uma fase de teste) e o valor ser muito caro se comparado com os concorrentes.

15. Wally+

Prático, intuitivo e inteligente: o Wally+ está disponível para iOS e Android. Ele é diferente dos demais em relação ao planejamento financeiro. Isso porque ele mostra como você está de acordo com a meta estabelecida.

Outro ponto positivo deste app, que é gratuito, é a função scanner, que digitaliza suas contas em papel, arquivando-as e dispensando a necessidade de guardá-las.

16. Finance

Com uma excelente avaliação dos usuários o Finance é um aplicativo disponível em iOS e Android. Ele é prático e conta com muitos recursos, inclusive, o de cadastrar contas de diversas nacionalidades ao mesmo tempo.

Monte suas metas, divida os gastos por categorias e aproveite funcionalidades avançadas com as versões pagas.

17. Money Lover

Assim como o Finance, o app Money Lover também suporta informações em mais de uma moeda ao mesmo tempo (nesse caso, usando a função viagem).

Com vários recursos, design e usabilidade muito bons, o app está disponível para Android, iOS e ainda conta com uma versão desktop. Com versões paga e gratuita, o Money Lover tem a desvantagem de ainda não contar com todas as páginas em português.

Conclusão

Como você percebeu, usar aplicativos para planejamento financeiro pessoal é uma excelente opção para desenvolver o hábito e montar planos para curto, médio e longo prazo. Acompanhando tudo na palma da sua mão.

Você viu também na nossa lista, que alguns aplicativos vão além, e mostram possibilidades para investimentos. Afinal, além de colocar suas contas no azul, é muito importante aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você, não é mesmo?

Utilize os aplicativos para planejamento financeiro, mantendo a sua vida financeira sempre em dia e em tempo real. Aproveite a tecnologia a seu favor!