Valorização do imóvel: 7 fatores que ajudam na hora da venda

4  minutos de leitura

Se você quer aumentar a valorização do imóvel para uma futura venda ou já decidiu vender seu imóvel e quer lucrar na venda em relação ao valor de compra e o valor investido nele, nós temos algumas dicas que irão te ajudar na valorização do seu imóvel para que você consiga vendê-lo por um bom preço. 

Vem com a gente!

1 – Valorização do imóvel com vistoria completa

A vistoria completa do imóvel é o primeiro passo, contrate um bom profissional que seja capaz de fazer uma vistoria minuciosa, desde toda a parte estética quanto a parte interna como toda a elétrica e hidráulica do imóvel.

Com essa análise o profissional irá identificar possíveis reparos que sejam necessários na estrutura, como infiltrações e fiações velhas, por exemplo. 

Caso o responsável pela vistoria encontre problemas, verifique quais medidas você irá tomar para reformar a estrutura, evite soluções temporárias e gambiarras.

Na hora que um potencial comprador for avaliar o seu imóvel, é importante que toda a sua estrutura esteja em boas condições, pois essa pessoa pode estar acompanhada de um profissional que tenha a capacidade de identificar problemas e, caso isso aconteça, você poderá ficar constrangido, esse é o tipo de situação que quer você quer evitar.

2 – Valorização do imóvel com documentação em dia

Esse é um importante passo, um imóvel regular sai na frente na hora de ser vendido. Esteja com todas as certidões e plantas em boas condições, tenha sempre cópias autenticadas como uma precaução, todo cuidado é pouco.

Além disso, adicione em um caderno todas as notas fiscais, orçamentos e informações de reformas feitas. Isso mostrará que tem todo um zelo e carinho por aquele lugar e vai impulsionar o valor de venda da sua casa ou apartamento se decidir comercializá-lo.

3 – Valorização do imóvel com IPTU em dia

Assim como a documentação, mantenha o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em dia, é um imposto referente ao imóvel que na hora de vender o comprador não irá querer arcar com dívidas de uma época em que o espaço não pertencia a ele. 

E claro, tenha todos os comprovantes devidamente arquivados para que não haja nenhuma contestação.

4 – Renove o acabamento e rede elétrica da sua casa ou apartamento

Esse é um ótimo fator de valorização de um imóvel, faça com que o imóvel pareça novo. Pinte as paredes de branco ou outras cores neutras que dão um ar de novo ao ambiente.

Veja aqui dicas de como pintar seu apartamento.

Se o piso não estiver em bom estado, troque-o, se for fazer isso, busque por algum design que esteja em alta, como os de madeira e porcelanato que no momento são os prediletos.

Outro ponto importante é a rede elétrica. Deve estar em impecável estado, contrate um eletricista para fazer toda a verificação da fiação da sua casa, funcionamento e quantidade de tomadas e, não menos importante, a iluminação. 

Invista em uma boa iluminação, cômodos iluminados irão agregar muito ao seu imóvel.

Use sempre materiais duráveis e de boas marcas para garantir a qualidade e segurança a longo prazo para o futuro dono do imóvel.

5 – Fachada do imóvel

Uma dica extremamente importante! Já ouviu aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica? Pois é, no mercado imobiliário esse ditado é muito relevante.

Mantenha o cuidado do jardim, a limpeza da calçada, toda a área interna e externa do imóvel tem que estar limpa para que, quando for receber visitas dos possíveis compradores, eles tenham uma boa impressão da sua casa ou apartamento.

Para estratégia de venda é recomendado até que mantenha os móveis em posições que liberem o espaço interno do seu lar, pois isso dará a eles a sensação de espaço maior e será muito atraente.

6 – Valorização do imóvel com acessórios sofisticados

Invista em acessórios sofisticados em todos os lugares possíveis. 

Instale interruptores modernos. Coloque kit de acessórios no banheiro como chuveirinho, porta toalha, etc. Geralmente têm preços bem acessíveis e deixam o seu banheiro em um patamar elevado.

Ainda sobre o banheiro, coloque um espelho bem grande, e um box de vidro temperado, ambos feitos sob medida, caso você for vender o seu imóvel será um grande atrativo para o comprador saber que o banheiro já dispõe desses itens.

Espelhos embutidos na parede espalhados pela casa são uma ótima ideia que dão uma sensação de espaço amplo.

7 – Ambientes com luz natural e arejados

Um ambiente que tenha uma boa entrada de luz natural e ar fresco é muito convidativo, quando for fazer qualquer modificação nesse setor do seu imóvel faça isso pensando em deixar ele mais arejado, se possível, instale janelas grandes e transparentes.

Lugares assim farão a sua e a vivência de talvez futuros moradores mais próxima da “natureza”, mesmo que seja um lugar no meio do centro urbano onde não tenha área verde ao redor, todo mundo gosta de tomar um solzinho pela manhã e ar fresco faz muito bem para a saúde.

Conclusão

Esses 7 fatores que ajudam na valorização do imóvel não servem apenas caso você queira vender o seu imóvel, eles também lhe darão mais qualidade de vida e menos transtornos durante o tempo em que você morar no imóvel. 

São investimentos pensando em você e em possíveis futuros moradores.

Busque realizá-los enquanto mora naquele lugar, a pressa dependerá da sua urgência, se não tiver pressa, melhor ainda. Vá credenciando aos poucos, melhorando aqui e ali de forma que não precise fazer nenhuma loucura financeira.

Pense sempre em deixar a sua casa com um espaço maior e mais aconchegante quando for fazer qualquer reforma.

Todo mundo quer morar em um lugar protegido e seguro, sendo assim, pense em câmeras e cercas elétricas, elas podem ter um preço mais elevado, mas são essenciais.

Um ressalva que é extremamente útil é que na hora que for comprar qualquer imóvel você se atente a localização, o valor do seu imóvel em uma cidade em desenvolvimento será diferente da valorização em um lugar isolado e/ou rural. 

O comércio ao redor do seu imóvel aumenta o seu preço no mercado imobiliário.

Mas então o que você achou das nossas dicas? Fizemos com muita dedicação para sanar qualquer dúvida que você possa ter.

A AP Ponto Construtora está no mercado imobiliário a mais de 10 anos, em todo este período buscamos sempre ensinar e aprender com nossas experiências neste mercado, pois o conhecimento é uma via de mão dupla.

Venha ampliar seus conhecimentos sobre o mercado imobiliário para que cada passo que você dê em relação a imóveis, você esteja ciente dos benefícios que aquilo lhe trarão. Nosso blog está recheado de diversos conteúdos sobre o ramo imobiliário.

Você já conhece a AP Ponto? Nós temos dezenas de empreendimentos espalhados por Belo Horizonte, região metropolitana e também em Uberlândia no triângulo mineiro.

Entre em contato conosco e veja o seu sonho de ter o seu próprio imóvel mais perto. Todos os nossos apartamentos são ofertados pelo Minha Casa, Minha Vida.

Agende uma visita agora mesmo!

 

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1