Publicado em 25/11/20

Como planejar a decoração de ambientes em 5 passos simples

Planejar a decoração de um imóvel é uma coisa muito legal de se fazer, quase todo mundo gosta. Pois é aquele momento de deixar o seu cantinho com a sua cara, do jeito que sempre quis. 

Sabendo disso, a AP Ponto traz aqui neste texto 5 passos bem simples para planejar a decoração de qualquer ambiente do seu imóvel:

1º – Planejar a decoração atendendo ao seu gosto pessoal

Obviamente que o primeiro passo para uma decoração satisfatória é atender ao seu gosto pessoal. Embora seja um pouco mais complexo que isso, caso você não more sozinho. Mas mesmo assim é possível entrar em um acordo que atenda a todos que moram na casa ou apartamento.

Busque pelas coisas que lhe atrai, que combinam com sua personalidade, que façam com que toda vez que você entrar no ambiente você fique extremamente satisfeito com ele.

Se você já tem uma ideia do que gosta, procure na internet imagens dessas decorações na prática, veja se realmente vai gostar do resultado e isso também facilitará na busca pelos objetos e demais produtos de decoração.

2º – Mude as coisas de lugar

Focando na simplicidade, caso você esteja com orçamento apertado e quer dar uma mudança de visual no ambiente do seu lar a melhor coisa que se tem a fazer é mudar as coisas de lugar.

Analise item por item e veja a se cada um está no local devido. Muitas vezes chegamos na sala de algum amigo e mal conseguimos circular livremente, por causa de muito móveis ou a má localização deles.

Pode até parecer bobeira, mas realmente funciona. Uma mínima mudança de um móvel de lugar já faz toda a diferença no ambiente. Quando for fazer isso, faça de um jeito que você ganhe mais espaço nos cômodos, isso lhe trará muita satisfação e dará outra cara ao ambiente.

3º – Renove a pintura

Uma dica muito simples e tão eficaz é você dar uma renovada nas cores das paredes, isso vai trazer um ar de novidade inacreditável para o seu imóvel.

Coloque uma parede no fundo com uma textura diferente, existem diversos tipos que são muito fáceis de se fazer, como os:

  • Chapiscado

O efeito chapiscado se destaca entre uma das melhores opções para serem utilizadas em massas granulares finas ou em paredes lisas

  • Ranhura

Com o auxílio de uma espátula de plástico dentada, você consegue fazer ranhuras uniformes na parede. O sentido quem escolhe é você. A textura de parede pode ser em forma de onda, de listra, ou o que você quiser.

  • Espatulado

O efeito espatulado da textura de parede pode ser alcançado com o auxílio de uma desempenadeira de aço com abas. É indicado para paredes granuladas ou lisas. Você precisa realizar movimentos harmônicos para conseguir uma boa aparência.

  • Grafiato

É uma textura de parede entre as mais conhecidas e utilizadas. Seu uso é indicado para revestimentos com grânulos de quartzo e cristais minerais. Sua aparência lembra ranhuras na parede.

  • Riscado

É a textura de parede que nunca sai de moda. Com o auxílio de uma escova ou até mesmo de uma vassoura, faça movimentos verticais na parede com a massa ainda fresca.

4º – Use diferentes objetos decorativos

Um dos grandes segredos de uma boa decoração é utilizar os objetos certos para o ambiente. Isso significa apostar em quadros, vasos diferenciados, plantas entre outros objetos que tornarão a proposta ainda mais interessante.

Se o seu estilo for clássico, as obras de arte são uma ótima alternativa. Esse é o caso das estátuas, que podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, materiais, tamanhos e formatos.

Se o estilo for rústico, opte por madeiras e outros itens decorativos que remetam a esse estilo e que traga sofisticação para o ambiente.

Em contrapartida, se você prefere uma composição urbana, use fotografias de paisagens ou registros pessoais. O destaque ficará por conta das molduras que você escolher, bem como o posicionamento dos quadros na parede.

5º – Ir às compras

Caso você já seguiu todos os passos anteriores e ainda busca por uma mudança no ambiente, o jeito será ir às compras. Mas saiba que não precisará de gastar uma fortuna para estar dando uma repaginada no ambiente, muito pelo contrário, você pode se surpreender muito positivamente apostando no simples.

Na sua procura de novos itens decorativos, vá à bazares, lojas topa tudo, busque em sites como OLX e Enjoei e você encontrará uma variedade enorme de produtos que ficarão muito bonitos na sua casa.

Use a criatividade nesse caso também, se achou algo legal mas a cor não te agradou é só pintar, ou caso esteja muito velho basta uma mão de verniz e o móvel ficará novo em folha, isso é só dois exemplos das infinitas coisas que você pode inventar na busca de trazer novidades aos ambientes do seu imóvel.

Conclusão

Gostou das dicas? Esperamos que sim. Se você quiser saber de outras dicas e informações sobre imóveis, visite outros textos do nosso blog.

Venha conhecer mais sobre a AP Ponto em nossas redes sociais e também pelo nosso site.