Publicado em 19/10/20

7 dicas para comprar apartamento antes do casamento

A verdade é que, comprar um apartamento antes do casamento, apesar de ser desafiador, é possível.

“Quem casa, quer casa.” Quantas vezes você, que está para se casar, já ouviu esse ditado popular?

Confira neste artigo 7 dicas que você pode aplicar ainda hoje para conseguir comprar seu apartamento antes de se casar.

Para comprar apartamento antes do casamento, faça um planejamento 

Aqui não tem muito segredo. Você deve planejar, junto ao seu futuro cônjuge, como irão adquirir o apartamento. Por mais que pareça óbvio, é importantíssimo que vocês estejam alinhados com seus planos e objetivos.

Na verdade, muita gente acha que é perda de tempo escrever e planejar como será a aquisição de um imóvel. E talvez outras coisas pareçam ser mais importantes, como definir a data do casamento, onde será a festa, convidados, e outros detalhes sobre esse dia tão importante.

Porém, é bom lembrar que a cerimônia acontecerá em um dia só. E o apartamento que talvez você consiga comprar, poderá ser uma bênção ou uma grande dor de cabeça. 

Então é bem melhor que, tanto você como seu futuro cônjuge, sentem e conversem mais a respeito de como será a compra de seu apartamento. Liste todos os passos e metas que ambos precisam cumprir, bem como outros detalhes como a localização do imóvel, o quanto estão dispostos a gastar com um apartamento e etc…

Reduza gastos, mas sem exageros

Esse aspecto é muito pessoal, principalmente quando se fala em festas e cerimônias. Alguns casais optam por fazer algo bem simples, para então gastar o dinheiro com coisas importantes, como a compra de um apartamento.

Para outros, no entanto, o dia do casamento é algo tão esperado e especial, que desejam que este seja celebrado com os amigos e familiares mais chegados. E por isso, querem uma festa bem animada para comemorar este dia.

Independente de qual seja a decisão de vocês, saiba que comprar um apartamento requer muita economia e trabalho. E por isso, é bom rever os gastos que ambos têm, e como esses podem ser reduzidos.

Ter uma visão equilibrada de seus gastos será importantíssimo. Às vezes, reduzir as idas em restaurantes, bem como deixar de comprar itens que não sejam tão necessários assim, podem ajudá-los a conquistar o tão sonhado apartamento. 

Tenha uma reserva de emergência

Ninguém está imune a imprevistos. E parece que, quando o dia do casório começa a se aproximar, mais imprevistos e situações inesperadas começam a acontecer.

Por isso, fica bem claro a importância de se ter uma reserva de emergência para estas situações. Tanto você como seu futuro cônjuge precisam se preparar, principalmente para conseguir arcar com os custos de seu apartamento.

Isso te poupará de estresses e outros problemas futuros, como manter em dia o pagamento das parcelas do seu imóvel financiado e arcar com outros gastos fixos, como água, luz e condomínio.

Use seu FGTS

Você e seu futuro cônjuge trabalharam bastante tempo, e tem uma boa reserva de seu FGTS guardada? Se está pensando em comprar um apartamento antes de se casar, é esse o momento de usar esse dinheiro.

Usar o Fundo de Garantia pode ser uma alternativa muito interessante, principalmente se você pensa em financiar seu apartamento, e precisa dar uma boa entrada. Melhor ainda se a pessoa com quem irá se casar também tiver uma boa reserva.

Juntando os dois FGTS, você acaba economizando tempo e dinheiro, pois dependendo do valor, as parcelas podem ser menores e, quem sabe, não será possível quitar o tão sonhado imóvel em menos tempo.

Por isso, converse com seu futuro cônjuge sobre essa possibilidade, e analise os prós e contras de utilizar o FGTS.

Faça bons investimentos

Apenas contar com seu salário para comprar um apartamento ou financiamento pode levar muito tempo. E pior: é arriscado depender apenas dessa fonte.

Por isso, seria sensato da sua parte buscar bons investimentos, que façam seu suado dinheiro render mais e possa assim, quem sabe, ter uma folga para manter o pagamento das parcelas em dia.

A reserva de emergência, já citada, não conta como investimento. Por mais que você deixe seu dinheiro com este fim em uma aplicação que renda juros, existem outras formas de rentabilizar seu dinheiro.

Seja cuidadoso! Por mais que existam opções com bons retornos no curto, médio e longo prazo, algumas aplicações dessa natureza possuem riscos. Estude e avalie bem como irá investir seu dinheiro, sempre conversando sobre suas ideias e planos com seu futuro cônjuge.

Uma forma de investir bem é por aprender algo novo, que possa ser uma renda extra no futuro. Ter mais de uma fonte de renda, além do seu salário, poderá não só te ajudar em casos de imprevistos, como pode ser usada para quitar todas as parcelas de seu financiamento com mais rapidez.

Escolha um bom local

Você encontrou um apartamento perfeito, e até mesmo seu futuro amor aprovou o lugar, pois tem tudo o que vocês precisam. Mas será que ele está localizado em um bom lugar?

Na hora de escolher seu imóvel, por mais que ele seja adequado às suas necessidades e tenha um preço justo e acessível, é preciso levar em conta a localização dele. 

Do que adianta economizar na compra ou no pagamento das parcelas do financiamento, se você irá gastar dinheiro a mais para se deslocar até seu trabalho? E quanto mais terá de gastar para achar um mercado, shopping ou outros estabelecimentos que não são próximos a sua residência?

Um outro detalhe também é com relação a sua nova família. Caso queiram ter filhos, é importante se atentar a locais como escolas, creches, parques e áreas de lazer. Também se atente a aspectos relacionados com a segurança do local.

Seja criterioso com a escolha do local do seu novo apartamento.

Não tenha pressa

Quando se toma a decisão de casar e, assim, construir uma vida a dois, costuma gerar uma certa ansiedade para o casal. E isso é uma situação normal, visto que o casamento é um passo muito importante para uma pessoa.

No entanto, a melhor coisa a se fazer é acalmar os ânimos e fazer tudo dentro do seu tempo, sem querer apressar as coisas. Como já diz o ditado:

Quem casa com pressa, arrepende-se sem pressa

E o mesmo princípio vale quando ambos decidem comprar um apartamento antes de se casar. Tomar decisões rápidas e sem muitos planos pode gerar problemas e estresses. E isso pode influenciar inclusive na saúde do relacionamento de vocês.

Por isso, não tenha pressa ao escolher um apartamento para morar com seu futuro cônjuge. Visite os locais, conheça o empreendimento e a construtora responsável por ele.

Faça tudo isso acompanhado com a pessoa que irá se casar. E sempre tome tempo para analisar as propostas, os planos e estratégias que os dois terão de desempenhar para conseguir o tão sonhado imóvel próprio.

Conclusão

Casar e comprar um apartamento são dois grandes objetivos, e que requer tempo, dedicação e esforço para que, no fim, dê tudo certo. E se você considerar e aplicar dentro da sua realidade estas setes dicas, com certeza conseguirá conquistar estes dois objetivos de forma bem sucedida.

E se você quer saber mais e conhecer diversas opções de apartamentos para construir sua nova vida a dois, preencha o formulário abaixo e fique por dentro das nossas novidades.


Já pegou as nossas dicas para descomplicar seu imóvel?

Ainda não?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do que rola na AP Ponto
Acompanhe nossas
Redes Sociais