6 vantagens de comprar apartamento na planta

7  minutos de leitura

Está pensando em comprar apartamento na planta? Essa já é uma decisão comum na vida dos brasileiros, mas que requer alguns cuidados.

É fundamental que quem estiver disposto a seguir por este caminho não se deixe tomar pela pressa ou pela empolgação exagerada.

É preciso muita pesquisa e conhecimento. Pegando até os pequenos detalhes, para que não ocorra nenhum problema nesta hora.

Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas e cuidados para não errar na hora de comprar um AP na planta. Saiba o que deve ser avaliado e estudado, para que tudo ocorra bem.

Vamos lá?

Comprar apartamento na planta vale a pena?

A compra de um imóvel é o grande sonho que rodeia a mente de milhões de brasileiros. E nos últimos anos, tem se tornado possível a cada vez mais pessoas correr atrás deste sonho e alcançá-lo.

Toda esta nova realidade também ajudou a aquecer o mercado imobiliário do país como um todo. O que fez disparar as novas construções de apartamentos ao redor do Brasil.

Para se ter uma ideia desta dimensão, apenas a cidade de São Paulo, a maior e mais populosa capital brasileira, vê surgirem por volta de 200 novos prédios residenciais, a cada ano.

Políticas que facilitaram o acesso ao crédito imobiliário, como o programa Minha Casa Minha Vida, favoreceram este aumento. Além de tornarem mais acessível a busca pela concretização do sonho de ter um imóvel próprio.

Antes, para comprar AP na planta, era preciso conhecer pessoas das construtoras ou mesmo entrar em uma fila de espera que poderia durar anos, até que novas oportunidades surgissem.

Mas hoje, com o novo cenário do mercado imobiliário brasileiro, as oportunidades são muitas. E, para quem estiver à procura de um novo imóvel, a compra de um ainda na planta já é algo bem mais acessível. E vale MUITO a pena!

Para quem deseja comprar apartamento na planta, aproveitará muitas vantagens. Assim, você poderá economizar no valor investido, poderá personalizar o imóvel como desejar e melhores condições de pagamento.

Quais as vantagens de comprar AP na planta?

Como dissemos acima, comprar apartamento na planta é uma prática que apresenta muitas vantagens a quem deseja adquirir o AP desta forma. A seguir, listamos mais algumas destas vantagens que você irá aproveitar:

1 – O valor é menor do que de um imóvel pronto

Quem vai comprar apartamento na planta geralmente irá por conta de um fator muito atrativo: o preço.

O preço de um apartamento na planta será menor do que um que já está pronto e finalizado. Isto porque, enquanto ainda estiver na planta, a construtora estará compartilhando o risco da construção do prédio com os futuros donos dos apartamentos dele.

Quem compra na planta está fazendo um investimento para o futuro. Afinal, o imóvel ainda será ou está sendo construído.

Por isso, na equação do preço de um AP na planta, a construtora leva em conta que, os futuros donos dele, também estão correndo risco e abrindo mão de ter um imóvel de imediato.

O que faz com que o preço de comprar um apartamento na planta seja menor do que um AP que já esteja finalizado.

2 – As condições de pagamentos são melhores

Assim como o preço, as condições de pagamento também são outro atrativo para quem quer comprar apartamento na planta.

Afinal, como se trata de um investimento para o futuro, na compra de um AP na planta, a construtora tende a ser mais flexível com as condições de financiamento. Permitindo, por exemplo, o parcelamento da entrada.

Poderá ainda haver um planejamento das prestações que deixe a sua vida financeira mais organizada. Evitando assim, que ocorra atrasos nos pagamentos.

3 – Você terá algo novo e moderno em mãos

Outra vantagem de comprar apartamento na planta é ter a certeza de que irá ter a posse de um apartamento novo, adequado às normas de segurança e com tudo o que há de moderno, em termos de construção de prédios.

Com isso, você poderá economizar muito em eventuais manutenções de seu AP. Ou mesmo em manutenções realizadas nos condomínios.

Afinal, por se tratar de um prédio novo, os aspectos estruturais e as instalações, como elétrica, hidráulica e de gás, terão sido construídas com técnicas de engenharia e matérias de construção modernos e atualizados.

Tudo isto será uma garantia de segurança para você, sua família e também para os futuros vizinhos.

4 – O AP poderá ser personalizado de forma mais fácil

Um dos aspectos que mais atrai quem quer comprar apartamento na planta, é o fato de poder personalizar o imóvel de forma mais fácil.

Afinal, ao chegar no seu novo lar, as paredes e todo o resto serão uma tela em branco na hora da decoração!

Já imaginou? Entrar na sua casa nova do jeitinho que você sempre sonhou? Dá só uma espiadinha nesse exemplo de apartamento decorado aqui da AP Ponto e nos diga se não é um sonho!

5 – Maior e melhor planejamento na hora da mudança

Quando você compra um apartamento na planta, poderá se planejar muito mais em relação a data da mudança do seu imóvel atual.

Imagine, por exemplo, que você more em uma casa e esteja mudando para um apartamento que ainda está sendo construído.

Você poderá se planejar para vender ou alugar a casa atual, nos meses finais da obra do novo AP.

Ou caso more de aluguel, poderá ter mais tempo para devolver o imóvel sem dores de cabeça.

6 – Espaço para lazer

Uma tendência que está tomando conta das construções de prédios mais recentes é a presença de uma área ou espaço para lazer.

Áreas com churrasqueira, piscina, academia e espaço para crianças são mais comuns em prédios novos.

Por isso, ao comprar apartamento na planta, uma das vantagens que você terá é a de ir para um prédio que terá um espaço para aproveitar e se divertir. Benefício fundamental para sua família aproveitar ao máximo, não é?

Cuidados para não errar na compra do apartamento na planta

Apesar das vantagens ao se comprar apartamento na planta, você não pode olhar apenas para os pontos positivos para tomar esta decisão.

É fundamental avaliar todos os aspectos que irão envolver o processo da compra.

Procure saber quais as condições do financiamento, quais são os seus direitos, o que poderá ser feito em caso de atraso na entrega do imóvel e a reputação da construtora.

Ao comprar qualquer imóvel, todo cuidado é pouco. Fique atento para quando for comprar apartamento na planta, para não cair em nenhum tipo de problema.

Pesquise sobre a construtora

Na hora de comprar apartamento na planta, procure se cercar de todas as informações sobre a empresa que está construindo o prédio.

Verifique qual o histórico de atrasos e problemas na entrega dos imóveis. Veja, também, como a empresa atua na resolução de eventuais problemas nos apartamentos, após a entrega das chaves.

Para isso, vale a pena checar as informações sobre o CNPJ da empresa. Para verificar como está a situação da construtora, em termos legais.

Veja depoimentos de outros clientes

Outra das formas de atestar que a construtora é segura e qual o nível de satisfação de quem já comprou imóveis com ela, é conhecendo a opinião de clientes anteriores dela.

Procure ver quais pontos positivos e negativos os clientes antigos da empresa apresentam sobre ela e os prédios que ela construiu.

Veja como foi o processo, a facilidade para contratar o financiamento, passando pela pontualidade na entrega das chaves, até se os APs desta construtora apresentaram problemas após o fim das obras.

Para te dar uma mãozinha nessa fase da pesquisa, a gente separou um vídeo super legal com depoimento de vários dos nossos clientes contando como foi realizar o sonho de comprar seu apartamento na planta com a AP Ponto.

Leia o contrato com calma

A burocracia poder não ser a parte mais divertida, mas atenção nesta hora é fundamental.

Nele, estarão dispostas as regras que você e a construtora devem seguir. Além disso, lá estarão colocados quais os seus direitos, desde o acerto da compra, até a entrega das chaves.

Por isso, avalie as seguintes questões no contrato de compra de um AP na planta:

      • Quais são os seus direitos e obrigações, no caso de desistência da compra;
      • Quais são os seus direitos, no caso de atraso da entrega das chaves. E quais as multas a construtora está sujeita, caso este atraso se estenda além do colocado em contrato;
      • Quais são os seus direitos, no caso de distrato por parte da construtora;
      • Como você poderá proceder, caso julgue que a qualidade da obra está abaixo daquilo que foi apresentado inicialmente, e;
      • Qual o período de garantia você terá, caso encontre algum defeito de construção em seu AP.

Fique de olho no prazo de entrega do imóvel

O prazo de finalização da obra é um dos aspectos mais importantes que estarão presentes no contrato. E também os que mais causam atritos e problemas entre compradores e construtoras.

Atrasos na obra e, consequentemente, na entrega das chaves, poderão alterar todo o seu planejamento e o da sua família.

Por isso, fique de olho em como os seus direitos e eventuais multas à construtora, no caso de atraso no prazo de entrega do imóvel, estão previstos no contrato.

Confira as condições do Minha Casa, Minha Vida

É possível financiar e comprar imóvel na planta através do programa Minha Casa Minha Vida.

No entanto, é preciso estar atento se você e sua família se encaixam nas condições do programa.

Para isso, avalie:

      • Em qual faixa do programa a renda atual de sua família se encaixa;
      • Se o valor do imóvel na planta está dentro do limite máximo da faixa de renda na qual você e sua família se encaixam;
      • Se a construtora está apta a financiar pelo Minha Casa Minha Vida, e;
      • Qual o subsidio a sua faixa de renda do programa terá, para a compra de um imóvel novo.

Veja se a localização do AP é a ideal para você

Outro aspecto a se avaliar com muito cuidado, ao comprar imóvel na planta, é sobre a localização do seu futuro lar.

Verifique se nas redondezas existem escolas, comércios e demais serviços que serão muito importantes para você e para sua família. Avalie, também, como são as vias de acesso ao local, bem como as opções de transporte público.

Estes são aspectos que influenciam diretamente o preço do AP na planta. Afinal, quanto mais opções de serviços, mais procurado o apartamento e, logo, maior será o preço dele.

Bem como na futura valorização do imóvel. Por exemplo, se novas escolas, comércios ou outros serviços estão sendo construídos na vizinhança, mais o imóvel tende a ser valorizar no futuro.

Cuidado com o valor da parcela

Por se tratar de um investimento para o futuro, ao comprar um imóvel na planta, é preciso considerar como as parcelas irão influenciar na gestão financeira do presente. O ideal é que a parcela ocupe até 30% dos seus ganhos.

Porém, é preciso outros cuidados. Por exemplo, se você atualmente mora em um imóvel alugado, procure realizar um planejamento financeiro no qual caiba a parcela do AP ainda na planta e o aluguel do imóvel atual.

Com isso, você conseguirá planejar o seu futuro em um imóvel próprio. Sem que para isso, precise comprometer as suas finanças do presente.

Conclusão

Com as mudanças dos programas de crédito e aquecimento do mercado imobiliário brasileiro, comprar um AP na planta, que antes era algo restrito e muito inacessível a maioria das pessoas, hoje em dia, já é bem mais possível.

Mas, para isso, são precisos cuidados na hora da compra. Procure sempre conhecer as condições contratuais e a reputação da construtora.

Assim, você irá conseguir alcançar o sonho do imóvel próprio. E ainda realizar um importante investimento para o seu futuro e o de sua família.

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1