Publicado em 30/11/20

6 passos para conseguir crédito de financiamento imobiliário

Se você está procurando por um financiamento imobiliário, provavelmente sabe que precisará de aprovação de crédito para conseguir realizar esse sonho. 

Mas você sabe tudo que é necessário para essa aprovação? Muita gente não sabe quais são todos os critérios necessários para que consigam o crédito do financiamento sem nenhum problema. 

Se você tem dúvidas sobre quais são, pode ficar tranquilo pois a AP Ponto te informa.

Começando pelo simples, o que é um financiamento imobiliário? É uma forma de estar adquirindo o próprio imóvel por meio de parcelas mensais. A maioria das pessoas não tem o dinheiro para estar pagando um imóvel à vista e a opção restante é recorrer ao financiamento.

Todas as instituições financeiras têm programas de financiamentos, porém, a Caixa Econômica Federal é a mais procurada, por causa dos planos de financiamento do governo como o Programa Casa Verde e Amarela.

Agora que contextualizamos o que é financiar um imóvel, vamos as instruções de como conseguir crédito para financiamento imobiliário:

1 – Para financiamento imobiliário o seu CPF tem que estar ok

A primeira coisa que será avaliada quando você tentar um financiamento é o seu CPF, se o seu Cadastro de Pessoa Física tiver alguma negativação, provavelmente o seu financiamento será recusado. 

Sendo assim, dê uma conferida no site do Serasa como está a sua situação, caso tenha alguma pendência, é possível no próprio site negociar e em breve seu nome estará ok.

Leia também: Dicas de como tirar seu nome do SPC e Serasa

2 – Possuir uma conta ativa em algum banco

O primeiro lugar que você pode tentar um financiamento, é aquele bando em que você tem conta a alguns anos. Eles já tem em mãos o seu perfil, sabem de todo o seu histórico e isso pode facilitar demais a aprovação do seu financiamento.

3 – Comprovação de renda

Outro quesito extremamente necessário para a aprovação do seu financiamento é a comprovação da sua renda. Se você trabalha de carteira assinada é só apresentar o contracheque do período em que a instituição solicitar. 

Caso você trabalhe como autônomo, pode comprovar sua renda com extrato bancário. 

Uma boa dica é você sempre depositar seus ganhos em apenas uma conta, pois assim a sua comprovação será facilitada e também pode te ajudar a conseguir um limite de crédito ainda maior.

4 – Providencie todos os documentos necessários

Para o financiamento acontecer, você terá que apresentar uma extensa documentação, então é melhor você agilizar e ter todos os documentos em mãos do que ter que correr atrás de última hora e passar sufoco. Geralmente para o financiamento você irá precisar de:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • carteira de trabalho;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de estado civil;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • Cadastro Positivo do Serasa Experian (para quem tem cadastro), entre outros que a instituição solicitar.

Essa é a documentação básica necessária, podendo variar de uma instituição para outra, mas para evitar problemas, já providencie essa lista.

5 – Usar o FGTS

Você pode usar o seu fundo de garantia para dar uma boa entrada no financiamento, essa é uma boa opção para conseguir o imóvel dos seus sonhos. E além disso, você pode juntar o seu FGTS com de outras pessoas, como do seu marido ou esposa, por exemplo.

6 – Escolha um financiamento imobiliário que condiz com a sua realidade financeira

Já ouviu aquele ditado ter o “olho maior do que a barriga”? Então, isso se aplica também na hora de escolher o seu imóvel. Não deixe em momento algum se deixar levar pela emoção quando estiver avaliando o imóvel, porque ele tem que caber no seu orçamento. 

Por incrível que pareça, é comum ver pessoas que fazem escolhas de imóveis muito caros e acabam não conseguindo pagar, tendo consequências horríveis.

Então já sabe, quando estiver procurando o seu imóvel, você tem que encontrar um que consiga pagar sem nenhum problema.

O ideal é você conseguir um que tenha parcelas que comprometa até 30% do orçamento familiar, mais do que isso pode ser muito arriscado.

Conclusão

Financiar um imóvel é mais fácil do que parece, se você ao ler essa lista achou que se encaixa em todos os quesitos, a sua chance de conseguir o seu imóvel é muito alta.

Uma outra dica é você usar os diversos simuladores de financiamentos que existem nos sites dos bancos e construtoras, eles ajudam demais na hora de procurar um imóvel ideal.

Mas saiba que o jeito mais fácil de estar conseguindo um financiar um bom imóvel de maneira fácil sem burocracias é aqui na AP Ponto.

Nossos apartamentos são todos financiados pelo programa Casa Verde e Amarela, que tem parcelas adequadas para todo tipo de bolso, com os menores juros do mercado. E além disso, você pode parcelar a entrada em até 60 vezes.

Que tal iniciar a busca pela realização do seu sonho da casa própria?

Aqui na AP Ponto você pode enviar sua documentação para análise de crédito de forma totalmente on-line, é 100% seguro.

Envie sua documentação agora mesmo!