Publicado em 07/01/21

Financiamento sem entrada é possível? Veja como funciona a entrada para imóveis

Comprar um imóvel está entre os sonhos da maioria dos brasileiros. Porém, muitos ainda não sabem e acham que é impossível realizar a compra com um financiamento sem entrada, o que seria o cenário ideal para boa parte da população.

Por isso, nós da AP Ponto viemos te contar que é possível, sim, realizar a compra de imóvel com um financiamento sem entrada. Esclarecemos tudo sobre o assunto, vem com a gente!

É possível comprar um imóvel sem entrada?

Sim. Geralmente, em um financiamento imobiliário, é necessário pagar de 20 a 30% do valor total do imóvel para que o restante seja parcelado.

Como algumas pessoas não possuem essa quantia inicial, há algumas linhas de crédito que oferecem a possibilidade de financiamento sem entrada. 

No Sistema de Financiamento Habitacional (SFH), por exemplo, não há restrição sobre o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou o uso de recursos da poupança que impeçam 100% do financiamento de um imóvel. 

Porém, os bancos não costumam oferecer essa opção. Portanto, é importante que você saiba todas as suas opções no momento de comprar um imóvel para não perder os seus direitos. 

Financiamento sem entrada utilizando o FGTS

Caso você não tenha uma reserva financeira para dar entrada no financiamento, pode optar por utilizar o seu saldo de FGTS, caso ele seja suficiente para totalizar 20% do valor total do imóvel.

Neste caso, há algumas regras para utilizar o FGTS para comprar um imóvel, uma delas é que você tenha pelo menos 3 anos de contribuição, consecutivos ou não. 

Financiamento sem entrada usando consórcio imobiliário

A compra da casa própria requer um planejamento financeiro antecipado. Mesmo que você não tenha uma reserva financeira para entrada, é importante que tenha consciência dos seus gastos e do que você recebe, para saber se é possível arcar com uma dívida a longo prazo.

Dessa forma, o Consórcio Imobiliário permite que você adquira sua casa própria sem entrada pois é uma aquisição programada. 

Considerada mais econômica, o consórcio não exige um pagamento inicial e não há cobrança de juros. 

Você compra cotas e escolhe o valor mensal que quer pagar. Quando você for sorteado para ter a carta de crédito, vai continuar o mesmo valor da prestação mensal e o você utiliza o valor como pagamento parcial ou integral do imóvel, dependendo do valor da sua carta de crédito.

Leia mais sobre Consórcio Imobiliário: o que é e como funciona

Mas lembre-se, nesta modalidade é importante que faça um planejamento antecipado, pois se a carta de crédito for mais baixa que o valor total do imóvel, você terá que arcar com 2 pagamentos, o do consórcio e o do financiamento.

Financiamento sem entrada diretamente com Construtoras

Algumas construtoras facilitam o pagamento da entrada oferecendo parcelamento próprio, assim você não precisa pagar o valor integral da entrada para conseguir o financiamento com o Banco.

Em geral, os imóveis ainda na planta contam com esse benefício e melhores condições de pagamento, justamente porque são unidades ainda em construção. 

Pesquise por empreendimentos em construção na região que você deseja e procure pesquisar também pelas condições de pagamento da entrada. 

Como a entrada é uma garantia para a Instituição Financeira, quanto maior o investimento, menores as taxas de juros. 

Além disso, ao pagar a entrada ou financiá-la direto com a construtora, o valor total do financiamento será menor, diminuindo a quantidade de parcelas. 

Conclusão

Agora que você já conhece as possibilidades de financiamento sem entrada para comprar imóvel, que tal começar a busca pela realização do sonho da casa própria? 

Se você não conseguir comprar um imóvel sem entrada agora, aproveite para pesquisar melhor os valores e comece um planejamento financeiro para juntar o dinheiro. Isso pode ajudar a quitar o seu financiamento mais rápido, sem pesar no orçamento.

Falando em pesar no orçamento, a AP Ponto oferece condições incríveis para você comprar o seu apartamento. 

Além de oferecermos a possibilidade de parcelar a entrada em até 60x, sem juros, também oferecemos parcelas a partir de R$99,90 por mês, para imóveis ainda em construção.

Entre em contato com a gente através do formulário abaixo e não perca mais tempo! 

Já pegou as nossas dicas para descomplicar seu imóvel?

Ainda não?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do que rola na AP Ponto
Acompanhe nossas
Redes Sociais