Morar em Belo Horizonte: 9 vantagens de comprar AP na capital

5  minutos de leitura

Morar em Belo Horizonte significa morar em uma cidade agitada. Certamente, a capital de Minas Gerais tem muitos dos problemas que a maiorias das grandes cidades do Brasil tem.

Porém, como muito moradores de BH gostam de dizer, a cidade é “uma roça grande”, devido à sua população cordial e ao seu clima de cidade pequena, sob uma “roupa” de cidade muito bem desenvolvida.

Além disso, segundo a ONU, Belo Horizonte é a 20ª melhor cidade brasileira para se viver. Por isso, se você está pensando e estudando sobre como é morar em Belo Horizonte, este artigo vai ajudar você!

Conheça então as principais vantagens de morar em Belo Horizonte. Vamos lá?

Um resumo da história de Belo Horizonte

A história de Belo Horizonte começa ainda no início do século XVIII, mais especificamente no ano de 1701. Nesta data, foi fundado o Arraial Curral del Rei. Quase 200 anos depois, ele deu origem à cidade de Belo Horizonte.

Em 1893, o então governador de Minas Gerais, Afonso Pena (que dá nome a uma das mais importantes avenidas de BH), em comemoração ao nascimento da República Brasileira, em 1889, propôs ao Congresso Mineiro (equivalente à Assembléia Legislativa atual) a mudança da capital do estado.

Até aquele momento, a capital de Minas era a cidade de Ouro Preto. Uma cidade que já enfrentava grandes problemas urbanos por conta da superpopulação. E também por problemas de acesso, dado que a cidade possui algumas características complicadas de localização.

O objetivo era facilitar o acesso da capital de Minas ao Rio de Janeiro, então capital do país. Além de não limitar a expansão urbana da capital do estado.

O projeto da cidade coube ao engenheiro Aarão Reis. Assim, o planejamento de Belo Horizonte é considerado como o primeiro projeto arquitetônico de uma capital brasileira.

O desenho da cidade foi baseado em outros lugares e capitais do mundo. Entre eles, Washington, Nova Iorque e Paris, com o padrão perpendicular de ruas, cortados por avenidas em diagonal e quarteirões em dimensões retangulares.

Belo Horizonte foi oficialmente fundada em 1897, com o nome inicial de Cidade de Minas. Apenas em 1901, o nome da cidade passou a ser Belo Horizonte, em uma homenagem às belas vistas da cidade a partir da Serra Curral.

Desde então, Belo Horizonte cresceu de forma vertiginosa. Possui atualmente 148 bairros e segundo dados do IBGE, em 2017, morar em Belo Horizonte era a realidade para mais de 2,5 milhões de pessoas.

Principais vantagens de morar em Belo Horizonte

Para quem está pensando em morar em Belo Horizonte, conhecer as vantagens e pontos positivos da cidade são fatores que certamente ajudarão a decidir pela capital mineira.

Por isso, listamos a seguir algumas das principais vantagens que todo mundo que pensa em morar em BH deve considerar:

1 – Muitas opções de alimentação

A comida mineira é famosa em todo o mundo. São diversas opções para todos os gostos. Desde o tradicional e simples pão de queijo, que é um verdadeiro patrimônio de Minas Gerais, até pratos mais sofisticados, como o frango com quiabo e o famoso tutu à mineira.

Por isso, para quem decidir morar em Belo Horizonte, a alimentação é uma grande vantagem a se considerar. Opções de bares e restaurantes de qualidade em BH não faltam.

É possível ir desde opções mais populares, como os restaurantes do Mercado Central, ou mesmo para os restaurantes mais luxuosos e requintados, como os do entorno da Praça da Liberdade.

Enfim, se comida boa for um fator determinante para você, morar em Belo Horizonte será uma decisão e tanto.

2 – Ótimas escolas e faculdades

Uma das principais vantagens de Belo Horizonte são as instituições de ensino. Desde os anos iniciais da educação infantil e básica, até os períodos de universidade.

No ENEM de 2017, entre os 10 colégios que tiveram as maiores notas no exame em todo o país, 4 são de Belo Horizonte.

No ensino universitário, BH também se destaca. A UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – é uma das maiores universidades públicas da América Latina e uma das mais respeitada em todo o mundo.

Mas também existem opções de ensino superior privado muito bem avaliadas e respeitadas no mercado.

3 – Grandes pólos tecnológicos

No campo da inovação tecnológica, Belo Horizonte se coloca cada vez mais entre os principais centros brasileiros. Aqui em BH nasceu o San Pedro Valley, berço de empresas e startups que hoje fazem sucesso em todo o país.

Além disso, muitas empresas e startups de todo o mundo tem Belo Horizonte como um lugar para se instalarem quando desejam iniciar os seus negócios no Brasil. Isso significa mais oportunidades de empregos.

Por isso, para quem pensa em morar em Belo Horizonte, a cidade é um importante e muito interessante pólo para profissionais de diversas áreas.  Assim, existem muitas oportunidades na capital de Minas Gerais.

4 – Cidade cercada pela natureza

Um dos melhores aspectos de morar em Belo Horizonte é que, mesmo estando em um grande centro urbano, ainda é possível interagir com a natureza no dia a dia.

A cidade também possui lugares para curtir a natureza ao ar livre. Belo Horizonte está rodeada pela Serra do Curral e cercada pela Serra do Cipó, famoso destino de camping. A cidade ainda conta com parques ambientais e avenidas cheias de árvore.

O que ajuda a dar à paisagem de Belo Horizonte um aspecto mais verde e longe da “selva de pedra”. Que é muito comum em outras cidades grandes do Brasil.

Além disso, as cidades vizinhas contam com diversas opções de lazer natural, como parques, cachoeiras e reservas ambientais, com fácil acesso a partir de BH.

5 – Muitas opções de hospitais e clínicas

Uma das principais preocupações de quem pensa em se mudar para uma nova cidade diz respeito às opções de serviços de saúde.

BH conta com uma estrutura de saúde bastante completa, tanto pública como privada. A cidade comporta alguns dos maiores hospitais e centros de saúde do Brasil. Além de grandes centros especializados em diversas áreas da Medicina.

Em termos de atendimento médico e hospitalar, Belo Horizonte não fica atrás de nenhuma outra cidade brasileira.

6 – Maior qualidade de vida

Por conta de todas as opções de lazer, entretenimento, saúde e convívio com a natureza, BH se destaca muito pela qualidade de vida que proporciona aos moradores.

Mesmo tendo alguns do principais problemas de grandes cidades, como trânsito e a violência urbana, Belo Horizonte ainda consegue se destacar positivamente. É uma cidade viva, com muitos aspectos positivos.

Afinal, em Belo Horizonte há uma mistura entre aspectos de arquitetura e urbanismo moderno, juntamente à características clássicas, que dão um toque especial para a cidade.

7 – Custo de vida abaixo da média das capitais

Outra das vantagens que pesam na decisão de quem está pensando em morar em Belo Horizonte é o custo de vida da cidade.

Entre as maiores cidades brasileiras, BH se posiciona na quinta posição entre as cidades com maior custo de vida. Estando atrás de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Por exemplo, o custo de um aluguel de um AP de 100 m², na região Centro Sul, a mais movimentada da cidade, é de R$ 2 mil. A metade de um AP com as mesmas medidas no centro de São Paulo.

8 – Opções de lazer e passeios

Em Belo Horizonte, opções de lazer também não faltam. Na região central da cidade, lugares como a Praça da Liberdade e a Praça da Estação, preservam muito seu patrimônio histórico.

Também existem regiões mais animadas para quem gosta de aproveitar a vida noturna. Como a famosa região da Savassi, também no centro de BH.

Outro lugar muito famoso e que não poderia deixar de ser citado é a Pampulha. A região é uma referência na cidade, com o famoso Conjunto Arquitetônico da Pampulha, do qual fazem parte a Igrejinha da Pampulha e o Estádio do Mineirão.

Outras regiões, como Venda Nova e Barreiro, também se destacam bastante pelas opções de cinema, bares, restaurantes e outras formas de lazer.

9 – Bairros tranquilos

Um dos melhores pontos a serem considerados por quem pensa em morar em Belo Horizonte são os bairros tranquilos da cidade.

Como os pólos de lazer, trabalho e industrial da cidade ficam concentrados no Centro, os bairros residenciais acabam sendo bem mais tranquilos.

Veja aqui dicas de como escolher um bairro para morar.

Descomplique o sonho de morar em Belo Horizonte

Se você deseja comprar seu primeiro apartamento em Belo Horizonte, esta é uma decisão mais do que correta. Mas, para não errar na escolha do seu apartamento na planta, não deixe de conhecer a AP Ponto. Aproveite para conferir as condições facilitadoras que oferecemos no financiamento do seu imóvel.

Os prédios da AP Ponto são construídos em bairros tranquilos. Mas com bastante opções de comércio ao redor e com fácil acesso aos principais pontos da cidade.

BH é uma cidade grande, com alguns problemas, como qualquer outra grande metrópole brasileira. Porém, pontos como as opções de lazer, convivência com a natureza e a famosa hospitalidade mineira certamente adicionam à capital mineira aspectos especiais em relação a qualquer outra cidade.

Por isso, se quer se mudar para BH em cantinho novo em folha, visite uma de nossas lojas. Tome um café conosco e conheça os apartamentos decorados da AP Ponto!

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1