Publicado em 10/12/20

Planilha de gastos para controle financeiro pessoal: como economizar com sucesso

Se você deseja economizar com sucesso, planilha de gastos para controle financeiro ajuda para que o seu dinheiro tenha algum propósito. Ainda mais quando está com dificuldades nesta tarefa, mas saiba que é super normal. 

Organização financeira pode não ser fácil às vezes, mas chega um momento da vida que ela é muito necessária, seja para comprar um carro ou um imóvel, se casar, a chegada de um filho, etc. 

O que se sabe é que deve-se encarar a economia de finanças com muita seriedade.

Para um planejamento bem feito o primeiro passo é saber quanto e com o que você está gastando seu dinheiro. 

Existem alguns meios de colocar as contas na ponta do lápis, como o caderno de notas, aplicativos e planilhas do Excel. 

As planilhas de Excel têm sido um dos meios mais eficazes na hora de organizar as finanças, porque nele têm diversas fórmulas e conversões para te auxiliar nessa tarefa.

Na hora de fazer seu planejamento financeiro, comece organizando sua planilha. Para isso é necessário aplicar todos os detalhes, incluindo receitas, como o seu salário, e despesas, como aluguel, contas fixas e até os seus gastos com lazer e compras. Se você quer levar rigorosamente o seu plano de economia a sério, é importante que não ignore nem os mínimos gastos.

Se você não quiser fazer uma planilha começando do zero, existem diversas prontas na Internet, de vários tipos e você deve escolher aquela que se sentir mais confortável e adequada para administrar o seu dinheiro. 

A AP Ponto listou para você alguns tipos de planilhas de gastos mais procuradas na Internet atualmente, sendo elas:

1 – Planilha de gastos mensais simples

Essa é uma excelente opção para pessoas que não são muito familiarizadas com o Excel e suas diversas fórmulas. 

Ela possibilita controlar o seu dinheiro de uma forma mais simples, controlando entrada e saída do dinheiro, como se fosse um caderno de anotações. 

Por esse motivo, ela se limita e não é possível fazer coisas mais elaboradas como dados de variáveis, por exemplo. Se você está começando a mexer no Excel e não precisa de tantos recursos à sua disposição, a planilha de gastos mensais simples te atenderá muito bem. 

A opção que indicamos de planilha de gastos mensais simples é a da bolsa de valores BM&F Bovespa.

2 – Planilha de gastos mensais detalhada

Ao contrário da antecessora, se você precisa de um controle de despesas mais detalhado, opte por esse tipo. 

A planilha de gastos mensais detalhada permite que você analise suas despesas e tenha uma visão mais ampla e extensa de seu fluxo financeiro mês a mês e ao final do ano é possível visualizar o quanto foi poupado de forma bem detalhada. 

O IDEC e o Bovespa disponibilizam opções de planilhas de gastos mensais detalhadas para baixar.

3 – Planilha de gastos mensais avançada

Se você tem um fluxo alto de entradas e saídas financeiras, talvez para o seu caso uma planilha de controle avançada seja mais adequada. 

Esse tipo de planilha permite fazer um planejamento mais profundo, com histórico de gastos e projeções futuras, permitindo comparações entre gastos previstos e efetuados. 

O Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) tem uma ótima opção de planilha de controle financeiro desse tipo, que é acompanhada de um manual de instruções para melhor uso.

4 – Planilha da B3

A B3 é um modelo criado pela Bolsa de Valores do Brasil. É ideal para pessoas que estão aprendendo a ter um gasto mais consciente e querem ter mais controle sobre suas finanças. 

Por isso, as informações contidas nesse modelo serão mais básicas e não terão tantas “camadas” de complexidade. 

Além de servir bem para quem está começando a se organizar, é também uma boa opção para quem não tem muito tempo de preencher várias informações e precisa apenas de dados mais simplificados.

5 – Planilha da Mobills 

O Mobills, principal aplicativo de finanças pessoais, não poderia deixar de preparar uma planilha completamente especial, o funcionamento desse modelo é parecido com o aplicativo e atende perfeitamente quem quer organizar os gastos, mas prefere utilizar uma planilha para isso. 

A planilha de controle financeiro Mobills, que pode ser utilizada no Excel ou Google, você pode anotar ganhos e especificar gastos fixos e variáveis com toda facilidade.

Conclusão

Como vimos, existem diversos modelos de planilha de controle financeiro que ajudam você a implantar uma cultura de economia em sua vida, bem como a fazer projeções futuras da performance e situação financeira. 

O ideal é que saiba qual modelo te atenderá melhor, pois talvez não precise de algo tão elaborado ou o simples não te atenda bem. Aproveite essa ferramenta para cruzar dados, prever situações financeiras, identificar lucros, etc. 

Mas lembre-se que não adianta usar a planilha se não for levar a sério, é necessário muita dedicação e disciplina para conseguir ter sucesso na economia do seu dinheiro.