Publicado em 02/12/19

Cadastro Positivo: O que é, benefícios e como fazer

Entenda como o Cadastro Positivo pode te ajudar a conseguir crédito e melhores taxas de juros no mercado financeiro

Você decidiu adquirir um bem de valor alto e precisa solicitar crédito ao seu Banco. Mas, lembrou de uma dívida antiga que acabou não quitando. 

Ou trabalha como autônomo, por exemplo, e não tem como comprovar renda e pensa: Não vou conseguir o crédito que preciso.

Calma, nem tudo está perdido.

Sabia que existe o Cadastro Positivo da Serasa?

O que é o Cadastro Positivo

Como ele vai me ajudar a conseguir crédito para comprar minha casa ou meu carro?

Bom, o Cadastro Positivo da Serasa é uma forma de registrar tudo de bom que você faz em relação às suas contas. Ou seja: pagá-las em dia.

Isso te concede pontos no programa, atribuindo você ao mercado financeiro (Bancos, lojas e empresas) o título de “bom pagador”. O que é muito positivo, como o próprio nome diz. Pois mesmo que tenha havido alguma dívida, você tem como provar que paga muito bem os demais boletos da sua vida.

Score do CPF

Além disso, ajuda a melhorar a sua pontuação no Score de Crédito da Serasa, uma ferramenta da Serasa que contabiliza sua vida financeira e mede sua capacidade de pagar as contas em dia em relação aos próximos 12 meses. 

A pontuação do Score vai de 0 a 1.000, sendo que quanto mais alta for, mais você vai estar classificado como bom pagador e o risco da concessão de crédito, menor. 

A maioria das empresas consultam o seu Score antes de liberar crédito. Funciona como um currículo financeiro.

Mas não confunda as coisas: o Score junta todo o histórico da sua vida financeira, e o Cadastro Positivo contabiliza as contas que você paga em dia, sem considerar o que está devendo. Por isso, se você tem uma nota ruim no Score da Serasa, devido alguma dívida, o Cadastro Positivo pode mostrar o seu lado bom de pagar outras contas em dia e, assim, melhorar sua nota no Score.

Outro benefício de fazer o cadastro é que, caso seja autônomo e não consiga comprovar renda de maneira formal, os pontos do programa podem te ajudar a conseguir o crédito que precisa.

E mais: com o Cadastro Positivo você pode conseguir taxas melhores de juros. Não é ótimo?

Como fazer o cadastro 

O Projeto de Lei foi aprovado pelo Senado no dia 13 de março de 2019 e pelo Presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de abril de 2019. A PLP 54/2019 implica na adesão automática dos consumidores e empresas ao Cadastro Positivo.

Sendo que, quando surgiu em meados de 2011, o Cadastro Positivo precisava de autorização do consumidor, que se registrava no programa através do site da Serasa Consumidor. 

Apesar disso, você pode agilizar o processo da sua inclusão e fazer o cadastro na Serasa gratuitamente. Consultar o seu CPF, o seu Score e fazer o Cadastro Positivo. Basta acessar o site da Serasa Consumidor.

E não se preocupe, você pode pedir o cancelamento do cadastro quando quiser. Além disso, não ficam registrados os produtos que você compra, os únicos registros são em relação ao valor da compra, quantidade de parcelas, data de vencimento e pagamento. 

Está esperando o que para fazer o seu cadastro? É uma ótima oportunidade para quem procura crédito, pois facilita a avaliação das empresas referente ao seu bom desempenho financeiro.