Publicado em 11/06/21

Dia dos namorados: como saber se está na hora de pensar em casamento?

 Durante um namoro sério, é esperado que mais cedo ou mais tarde você comece a sonhar com a ideia de se unir com aquela pessoa para sempre. E é nesse momento que surgem também as dúvidas. Devemos esperar um pouco mais? Será que estamos prontos? 

É claro que o casamento é um momento mágico! Os amigos e família reunidos, festa, comida, música e muita alegria. Porém o que vem depois desse dia pode acabar não sendo tão simples assim.

Mas será que tem como saber se é a hora certa do casamento? É claro que cada um possui a sua personalidade e conviver diariamente com outra pessoa, é claro, pode acabar gerando alguns conflitos. Mas existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, na hora de tomar essa decisão, como: economia, trabalho, casa e estilo de vida.

Pensando nisso, fizemos uma lista bem-humorada com alguns pontos que você deve levar em consideração, caso esteja pensando em finalmente subir ao altar. Confira:

1 – Cuidado com as borboletas no estômago!

 Se você já esteve apaixonado(a) antes, você conhece bem a sensação de ver o mundo inteiramente diferente. Tudo é mais brilhante e romântico. O frio na barriga, a emoção, as pupilas dilatadas. É claro que tudo isso é uma delícia, mas grande parte é culpa da dopamina presente no seu corpo.

 Esse hormônio neurotransmissor costuma estar presente durante todo o processo de atração e é um dos responsáveis por te deixar com o sorriso frouxo. Mas quando falamos de casamento, onde se envolve tantas responsabilidades, acabamos precisando ser um pouco mais racionais. 

 Calma, se sentir apaixonado(a) assim não é errado, muito pelo contrário. Mas se essa sensação é a responsável por fazer com que você decida se casar, é bom considerar mais alguns fatores antes de tomar essa decisão tão importante

2 – Mas eu nem gostava disso…

 Um bom sinal de que vocês estão realmente preparados para finalmente dar esse próximo passo na relação está justamente ao avaliar os seus antigos gostos e preferências. Você se pega admirando detalhes que antes não costumava dar atenção? Deu uma chance para aquela banda que ele ou ela tanto falava e agora não para de ouvir? Ou aquele filme que não era muito a sua praia e agora você está aguardando ansiosamente pela sequência.

Mas calma, você não precisa abrir mão da sua personalidade e gostos para se casar. Porém, ao analisar as coisas que ainda não gostam no jeito um do outro, vocês percebem que aquilo não incomoda vocês ou é motivo para alguma discussão. Isso é um ótimo sinal, mostra que sabem se adaptar e ceder, que são características fundamentais em um casamento.

3 – Quando ou se?

Pode parecer um detalhe corriqueiro, mas uma boa dica para saber se vocês estão prontos para esse passo é avaliar como vocês costumam fazer planos. Repare se começaram a substituir frases como “se tivermos filhos” ou “se fizermos aquela viagem” para “quando tivermos filhos” e “quando fizemos aquela viagem”.

Isso mostra que vocês não encaram mais os objetivos do casal como um sonho, mas como um planejamento real. Essa maturidade é muito importante para que ambos tenham certeza de que estão prontos para o próximo nível da relação. 

4 – O seu, o meu e o nosso.

 Vocês conseguem conversar abertamente e de forma saudável sobre dinheiro? É claro que, cada casal decide como manter suas finanças. Mas é importante ter em mente que essa é uma área importante da vida a dois e o assunto estará presente quase que diariamente. 

5 – Quem casa, quer casa!

E claro, um dos maiores desejos ao decidir se casar é a ideia de dormirem e acordarem todos os dias juntos. Mas vocês já pensaram onde isso vai acontecer? É importante estarem preparados para esse passo na vida a dois e a possibilidade de comprar um imóvel deve ser considerada. 

 Sair do aluguel às vezes é um grande desafio, mas com um bom planejamento do casal, pode ser um problema a menos na vida a dois, além da conquista de um grande patrimônio. Nós da AP Ponto, ficamos felizes em ajudar casais a realizar esse sonho e facilitamos ao máximo todo o processo de compra e negociação. Além de uma equipe especializada para lhe ajudar, contamos com as melhores condições e diversos empreendimentos. Você pode conferir qual combina mais com o casal clicando aqui.

Para ler mais artigos como esse sobre momentos da vida, ou se quiser algumas dicas financeiras, de imóveis ou decoração você pode acessar nosso blog clicando aqui