Publicado em 28/05/20

Trabalho home office: 5 dicas para decorar e aumentar a produtividade

Fazer home office se tornou uma tendência do mercado mundial que, apesar de ser desejado por muitas pessoas, possui seu lado bom e ruim.

Nos últimos meses, por causa das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que as pessoas fiquem em casa para combater o Covid-19 (novo Coronavírus), ele se tornou uma realidade de muitos trabalhadores.

Bom, uma das vantagens está em poder passar mais tempo com a família, não ter o estresse de enfrentar trânsitos para chegar até o trabalho ou voltar para casa e ainda fazer a própria jornada de trabalho escalonando os melhores horários.

Isso tudo é ótimo, mas a parte ruim é que o home office esconde alguns perigos, como a falta de produtividade por não ter a devida organização e o pior, a procrastinação, ou seja, ficar adiando o trabalho, deixando-o para depois.

Por isso, não se imagine trabalhando com o computador no colo, esparramado em um sofá ou deitado em uma cama. Esse é o principal erro que ocorre quando as pessoas se imaginam trabalhando em casa.

Para que seu trabalho seja produtivo e organizado é necessário definir um local de trabalho, o tão famoso home office, e ainda seguir um padrão de horários para que tudo ocorra bem e seu trabalho seja o mais produtivo possível.

Provavelmente o mundo não será mais como antes, e muitas empresas que foram obrigadas a adotar o modelo home office de trabalho já informaram que pretendem manter este formato mesmo quando a pandemia passar.

Dessa forma, se você se enquadra nesse cenário, provisório ou não, confira algumas dicas que trouxemos para você decorar o seu home office e ter sucesso nesta jornada.

1 – Espaço dedicado ao Home Office

Privacidade é uma coisa que todos nós gostamos e desejamos, não é mesmo? Por isso, se possível, dedique um cômodo apenas para seu home office, isso irá te proporcionar maior privacidade, consequentemente irá melhorar sua produtividade.

Em momentos de concentração é horrível ter uma pessoa tagarelando em nossa cabeça, isso pode tirar totalmente nossa concentração, o que prejudica no desempenho do nosso serviço.

Agora, se preferir dividir um quarto ou então uma sala com o seu home office, e ainda passar uma impressão de cômodos diferentes e separados, porém não isolados, opte por dividir os ambientes com cobogó e/ou divisórias vazadas.

Além de super charmosos são tendências na decoração, e o melhor ocupam pouco espaço, podendo ser utilizada mesmo em pequenos ambientes.

divisoria de ambientes

 2 – Produtividade em um Home Office

O ambiente em que estamos trabalhando tem um impacto gigantesco em nossa produtividade, por isso, quando for montar seu home office, evite ter televisão no local, isso pode tirar seu foco.

Outro ponto relevante são as cores que você irá escolher para seu home office. Não são poucos os livros de produtividade que encontramos pesquisas feitas sobre o impacto das cores no ambiente de trabalho, fique atento e tire o total proveito do seu home office.

Claro que nesse momento o seu gosto é muito importante, vale a pena ter uma ideia do que cada cor transmite, assim você pode fazer combinações e estilos mais alegres. Veja uma breve descrição do que cada cor pode transmitir:

Vermelho: É uma cor quente, ela pode agitar o ambiente, estimula a criatividade e os sentimentos, por isso tome cuidado e não exagere, não é aconselhável usá-la como cor predominante do ambiente. 

home office com parede vermelha

 

Amarelo: Essa é uma cor que ajuda na concentração, passa sensação de esperança e otimismo, ajuda na comunicação entre as pessoas. 

home office com parede amarela

Azul: Uma cor que transmite calma e segurança, deixa o ambiente mais leve e relaxado, é considerada uma cor fria e fica ótimo combinando com amarelo e cinza. 

home office com parede azul

Verde: Essa cor é associada a saúde e tranquilidade, por isso pode ajudar a aliviar o stress, é uma cor revitalizante. 

home office com parede verde
Laranja: Estimula o apetite e tem grande poder de dispersão, o laranja também ajuda a estimular a criatividade, porém, a regra da cor vermelha também se aplica nessa, não é aconselhável usar essa cor como a principal. 

home office com parede laranja

Violeta: Representa a sabedoria, inteligência e lucidez, porém os tons escuros podem ser angustiantes, por isso opte por tons mais claros, que são alegres. 

home office com parede roxa
É possível criar combinações entre as cores, e o mais importante é manter uma cor neutra como base, assim não irá carregar demais o ambiente. Você pode escolher entre os tons de branco, cinza, marrom e preto.

3 – Aconchego para seu Home Office

Seu home office deve ser bem aconchegante, assim, você pode repor as energias quando esgotadas!

É comum que em alguns momentos sentimos a necessidade de repousar por um pequeno intervalo de tempo, apenas para descansar e relaxar a mente, isso pode fazer uma grande diferença na produtividade a longo prazo.

Por isso, ter uma poltrona confortável ou um sofá por perto pode ser uma ótima ideia.

home-office-pequeno-aconchegante-confortavel

 

4 – Não se esqueça que ergonomia é fundamental

Provavelmente você irá passar um bom tempo sentado na frente do seu computador, e se não adotar uma postura correta, poderá sofrer problemas por causa disso.

A escolha dos móveis que irão compor seu home office são os principais responsáveis por sua postura.

Sua mesa de trabalho pode ser planejada conforme a sua altura. Agora, se você vai comprar uma mesa, é comum encontrarmos um tamanho médio, nesse caso, quem fica responsável pelo ajuste de altura é sua cadeira.

Por isso, escolha uma cadeira que você possa ajustar a sua altura, essa funcionalidade é de grande importância.

Agora veja a postura correta para ter uma boa ergonomia trabalhando sentado:

postura correta para se sentar
5 – Decoração do seu Home Office

Você pode soltar a criatividade para decorar seu home office, aplicar um papel de parede 3D em uma das parede pode ser o diferencial do seu projeto!

Além de ter um preço mais acessível comparado a pintura, o papel de parede 3d  fica lindo e super criativo!

papel de parede para home office

Invista em plantas, você pode cultivar uma ou mais plantas em vasos, além de dar uma aparência de vida e charme ao ambiente, elas podem remover os poluentes do ar.

plantas no home office

Utilize quadros para compor a decoração do seu home office, fica muito elegante e você pode ser bem criativo nesse momento, e caso você trabalhe como fotógrafo(a), não terá dificuldade para escolher as fotos que mais gosta!

quadros para home office
Gostou das ideias? Esperamos que sim! Agora que você já tem umas dicas bem legais para montar um lindo home office, vamos colocar a mão na massa?

Aproveite para comentar mais alguma ideia legal que não citamos.

Veja aqui como decorar um apartamento pequeno.